Internet pode contribuir para o associativismo no varejo
Estudantes da FGV em SC desenvolvem projeto de colaboração eletrônica, no setor de Construção Civil, apresentado na Feira Construir no RJ.
Diante da concorrência com grandes redes e da crescente necessidade de fortalecer marca e cortar custos, pequenos lojistas estão se unindo na forma de associações ou centrais de compras e venda.
Na hora de comprar, a central consolida as necessidades das lojas associadas, como forma de obter melhor negociação com fornecedores, acesso ao pedido mínimo e ao melhor crédito.
Na hora de vender, a marca única (incluindo fachada padrão) facilita para que o consumidor memorize o nome da loja e reduz investimentos em marketing. As lojas continuam como empresas independentes, mas, realizam atividades em conjunto, o que permite rateio de várias despesas e troca de conhecimento. Essa forma de associativismo, possibilita, ainda, que os varejistas tenham um relacionamento de longo prazo com a indústria fornecedora, hoje mais preocupada com a comunicação e o giro de estoque no ponto-de-venda. Associações assim já existem em vários segmentos, como supermercados, farmácias e materiais de construção.
Justamente para este tipo de varejo, o de associação, a Internet tem um potencial muito grande de aplicação.
Os alunos pós-graduandos em MBA e-commerce, pela Fundação Getúlio Vargas – Altamir Nunes Jr., Charles A. Müller, Leonardo Steffens e José Marques Neto, desenvolveram seu projeto de conclusão de curso com enfoque prático.
Os alunos atuam profissionalmente em empresas de Joinvile, SC (respectivamente Ciser, Docol, Embraco e Amanco). Os alunos particiapram da pós-graduação na FGV Sociesc (em SC), filiada à FGV do Rio.
O projeto ASSO Net Colaboração e Internet no Varejo de Material de Construção trata do uso de ferramentas de Internet no varejo associativo de material de construção. São ferramentas de colaboração eletrônica (comunicação e troca de documentos), procura (solicitação de oferta aos fornecedores) e venda (ao consumidor), além de web site institucional. O conceito visa ganho de produtividade e redução de custos em processos de comunicação, como vantagem competitiva tanto para a loja quanto para a indústria. O projeto, apresentado na forma de business plan recebeu nota 9,8 e foi apreciado por lojistas de Joinville.
E foi apresentado, também, em 07/11/02, no 1o Congresso Ibero Americano de Engenharia de Custos, evento promovido pelo CREA-RJ durante a Construir, que ocorreu no Rio Centro, Rio de Janeiro, uma das mais importantes feiras de construção civil do país.
Vide na página de palestras os slides da apresentação para download.