Green Building: construção civil sustentável
É possível diminuir custos, aumentar lucros e ainda reduzir os impactos ambientais de empreendimentos imobiliários. O caminho para a combinação que parece perfeita está na construção de edifícios de baixo consumo e é, a partir de agora, recompensado também com a certificação do GBC – Green Building Council Brasil.O Green Building Council é uma organização não-governamental que atua desde 1993 nos Estados Unidos (US GBC), foi internacionalizada em 1999 (World GBC) e atualmente está presente em 18 países. Aqui, o GBC Brasil foi formalmente associado ao World GBC em Julho/2007 e tem como fundador honorário o físico Dr. José Goldemberg (“pai do etanol”).
A missão do GBC, segundo Thassanee Wanick (presidente do Conselho Deliberativo do GBC Brasil), é “promover o projeto e a construção de edifícios que possuam baixo impacto ambiental e assegurem boas condições de ocupação, além de gerarem maior retorno econômico”.
O GBC é órgão que representa no país a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Atualmente é o certificado mais aceito mundialmente para orientação, mensuração e certificação de construções sustentáveis (os chamados Green Buildings).
O GBC Brasil conta com a parceria de várias empresas como Rossi, Cyrela, Grupo Tigre, Docol, Amanco, Cebrace, Helkel, Wal Mart, entre outras.
Imagem de capa: Telhado verde em Vancouver – Fonte: Flynn Group Co.
Fontes: www.gbcbrasil.org.br, www.worldgbc.org e www.usgbc.org
Comentário do Charles
A qualidade de vida depende de boa habitação. E a sustentabilidade exige que a habitação seja confortável, economicamente viável e tenha correto impacto ambiental, principalmente com o uso racional de recursos, como energia e água.
Isto significa que o processo da indústria da construção seja produtivo, evitando desperdícios de material e energia. Que empregue materiais duráveis, também fabricados com responsabilidade ambiental e que primem pelo respectivo uso racional.
Esta preocupação, já era constante na fase de obras, graças ao PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat), que prima pela qualidade das construções e dos materiais empregados. Agora, a preocupação avança para como ficará o edifício depois pronto, ou seja, o quanto ele irá consumir. Assim, o GBC e a sua certificação LEED trazem novos horizontes para a qualidade de vida no país.
Charles A. Müller é profissional de comunicação, analista de marketing no ramo de construção civil e editor do SiteCharles.com.