Para chamar atenção fazem até eclipse, ou não?
Em tempos de crescimento exponencial da oferta de mídia, aumento da dispersão da audiência, excesso de informação (incluindo informação publicitária), Cidade “Limpa” (entre aspas mesmo), agência fazendo “promo, viral e guerrilha” por todo lado…. é difícil chamar a atenção. O negócio é apelar para os astros. Não estou falando que marketeiro tenha que consultar astrólogos. Mas, marketeiro pode provocar um eclipse para divulgar a marca… ou não?
O Yahoo!Brasil informou que anunciará importantes novidades no sábado, 16/08/08, por volta das 18 horas. E para promover este momento ira provocar o Eclipse do Yahoo. É a campanha “não subestime o roxo”.
Desenvolveram até um site para divulgar a grandiosa ação: .
No site, podemos ver depoimentos do Gerente Geral do Yahoo! no Brasil, Marcelo Ribenboim, do CEO e fundador do Yahoo! Jerry Yang, do produtor musical Miranda (?), do Zé do Caixão (!?) e até do astronauta brasileiro Marcelo Pontes. Além de comentários dos internautas, alguns fascinados com a idéia, outros temerosos com o impacto de um eclipse provocado e outros, revoltados com “uma empresa brincando de ser Deus”. O Yahoo explica que o eclipse será provocado por uma empresa chamada Celestial Marketing, que pasmem, moverá a Terra.
Vídeo – Yahoo Anuncia Eclipse (deste vídeo há links para os outros)
http://br.video.yahoo.com/watch/3239582/9137521
Press releases (texto de notícia)http://br.noticias.yahoo.com/s/080806/48/gjqsow.html
Vários sites, incluindo blogs famosos e respeitáveis órgãos de Imprensa repercutiram a nota.
Fico imaginando como a Celestial Marketing faria isto. Primeiro ligaram para algum lobista do Céu (não sabia que existia lobby lá em cima). Na hora marcada, uns 40.000 anjos empurrarão a Terra (assim como se empurra uma Kombi quebrada ladeira acima). Assim a Terra, a Lua e o Sol estarão alinhados e o eclipse acontecerá.
Agora, falando sério. O eclipse lunar realmente acontecerá, será um fenômeno natural, não algo provocado pelo Yahoo. A Terra se moverá, como sempre e haverá alinhamento dos astros. A Terra não será movida artificialmente como afirma a campanha do roxo (essa cor isso me lembra o Collor, que dizia ter “aquilo-roxo”).
Não queria cometer a ousadia de subestimar o roxo, mas resolvi conferir no site do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Na agenda aparece um eclipse lunar para o dia 16/08.
Vejam:
Até já estava na agenda do Departamento de Astronomia da USP uma série de observações do fenômeno:
Ok, Charles, não sejamos radicais. Concordemos que a ação é muito criativa, aproveitar um eclipse para anunciar novidades da marca ao mercado. A idéia de encomendar um eclipse é tão fake (falsa) quanto a tal “empresa parceira Celestial Marketing”. E o Marcos Pontes, hein… o cachê deve ter sido bom.
Concordo que a ação é muito criativa, mas precisavam mentir? Poderiam apenas dizer que ‘durante o eclipse’ novidades ocorreriam no Yahoo.
Será que subestimar a inteligência do público é uma jogada certa? Quantas pessoas (inclusive as que repercutiram a nota) ficarão com cara de panaca? Induzir ao engano (ou mentir) é um bom branding? Será que não poderiam dizer que “durante o eclipse natural coisas vão acontecer no Yahoo” do que dizer que o “Yahoo criará um eclipse”?
Charles A. Müller é publicitário e editor do SiteCharles.com
Bom dia Charles. Achava que dificilmente alguém seria ingênuo ao ponto de acreditar em eclipse provocado, mas nos links é possível ver os comentários das pessoas… fiquei surpreso.
E realmente, a ação do Yahoo foi muito criativa.
Olá José Carlos, grato pela participação. Passado o eclipse, vale comentar, as mudanças do Yahoo são basicamente um novo design do portal. Para quem usa alguns dos serviços, como eu, ficou mais agradável e mais fácil de usar. Uso eficiente de Ajax (interações de página sem recarga) e a feliz implementação de escolher a largura da página, evitando rolagens para que usa 800×600). Enfim, muito boas as mudanças.