Internet pode contribuir para o associativismo no varejo

Estudantes da FGV em SC desenvolvem projeto de colaboração eletrônica, no setor de Construção Civil, apresentado na Feira Construir no RJ.

Diante da concorrência com grandes redes e da crescente necessidade de fortalecer marca e cortar custos, pequenos lojistas estão se unindo na forma de associações ou centrais de compras e venda.

Na hora de comprar, a central consolida as necessidades das lojas associadas, como forma de obter melhor negociação com fornecedores, acesso ao pedido mínimo e ao melhor crédito.

Na hora de vender, a marca única (incluindo fachada padrão) facilita para que o consumidor memorize o nome da loja e reduz investimentos em marketing. As lojas continuam como empresas independentes, mas, realizam atividades em conjunto, o que permite rateio de várias despesas e troca de conhecimento. Essa forma de associativismo, possibilita, ainda, que os varejistas tenham um relacionamento de longo prazo com a indústria fornecedora, hoje mais preocupada com a comunicação e o giro de estoque no ponto-de-venda. Associações assim já existem em vários segmentos, como supermercados, farmácias e materiais de construção.

Justamente para este tipo de varejo, o de associação, a Internet tem um potencial muito grande de aplicação.

Os alunos pós-graduandos em MBA e-commerce, pela Fundação Getúlio Vargas – Altamir Nunes Jr., Charles A. Müller, Leonardo Steffens e José Marques Neto, desenvolveram seu projeto de conclusão de curso com enfoque prático.

Os alunos atuam profissionalmente em empresas de Joinvile, SC (respectivamente Ciser, Docol, Embraco e Amanco). Os alunos particiapram da pós-graduação na FGV Sociesc (em SC), filiada à FGV do Rio.

O projeto ASSO Net Colaboração e Internet no Varejo de Material de Construção trata do uso de ferramentas de Internet no varejo associativo de material de construção. São ferramentas de colaboração eletrônica (comunicação e troca de documentos), procura (solicitação de oferta aos fornecedores) e venda (ao consumidor), além de web site institucional. O conceito visa ganho de produtividade e redução de custos em processos de comunicação, como vantagem competitiva tanto para a loja quanto para a indústria. O projeto, apresentado na forma de business plan recebeu nota 9,8 e foi apreciado por lojistas de Joinville.

E foi apresentado, também, em 07/11/02, no 1o Congresso Ibero Americano de Engenharia de Custos, evento promovido pelo CREA-RJ durante a Construir, que ocorreu no Rio Centro, Rio de Janeiro, uma das mais importantes feiras de construção civil do país.

Apresentação aos lojistas

Apresentação na Construir

Vide na página de palestras os slides da apresentação para download.

Compartilhe por aí:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *